terça-feira, 22 de abril de 2014

Plano de aula

sas 
REFERÊNCIA:
CAPISTRANO, Naire Jane; Araújo, Maria de Fátima. Sabores, cores e cheiros dos nossos hábitos alimentares. 2010. Disponível em:<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22733>. Acesso em: 22  abr. 2014.

SABORES, CORES E CHEIROS DOS NOSSOS HÁBITOS ALIMENTARES.

13/09/2010
Autor e Coautor(es)
NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI
Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Educação Infantil
Linguagem oral e escrita
    Práticas de escrita
Educação Infantil
Linguagem oral e escrita
     Falar e escutar
Educação Infantil
Natureza e sociedade
      Objetos e processos   de        transformação
Educação Infantil
Matemática
Grandezas e medidas
Educação Infantil
Linguagem oral e escrita
Práticas de leitura
Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Pesquisar receitas da culinária regional e escolher uma para a culinária
  • Preparar um prato regional
  • Registrar a receita do prato regional preparado, seguindo as normas da escrita desse gênero textual
Duração das atividades
Quatro momentos de aproximadamente 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para melhor compreensão desta aula, as crianças deverão ter noções do que seja um prato regional.
Estratégias e recursos da aula

1°  Momento:

O professor poderá iniciar a aula conversando com as crianças sobre pratos regionais, suas receitas e preferências. Depois, poderá propor uma votação para escolher um prato e fazer uma aula de culinária. Escolhido o prato, o próximo passo é selecionar os ingredientes e solicitar a colaboração de algumas crianças. O pedido será feito à família por meio de um bilhete que será produzido coletivamente e lido na roda. As crianças que não contribuirem com ingredientes para esta culinária, poderão contribuir em outra ocasião.
Receitas de alguns pratos regionais no nordeste do Brasil.





2° Momento:

No dia combinado, o professor receberá os ingredientes e os apresentará às crianças. É hora de explorar seus nomes, cheiros, sabores e suas cores e texturas. Nesse momento, o  professor deverá demonstrar prazer e ressaltar características de cada alimento. A culinária deverá ser encaminhada por um adulto, entretanto as crianças participarão, desenvolvendo ações, como: mexer, misturar, bater, medir, dependendo das características da preparação. A professora deve designar, antecipadamente, um grupo de crianças para ler a receita e orientar a preparação.
Momento de preparação de uma receita regional.Fonte: arquivos da autora

3° Momento:

Quando o prato estiver pronto, é hora de degustar! Caberá ao adulto, orientar sobre a forma de saboreá-lo: quente, frio ou gelado, além do uso de utensílios adequados: prato, caneca, copo, garfo, faca e/ou colher. Neste momento é importante ficar atento às falas das crianças em relação à iguaria que estão degustando. Terminada a degustação, a professora pode ler para as crianças um pouco da história do prato preparado, já que se trata de um alimento regional. Assim, as crianças ficarão sabendo qual sua oriegem, porque tem esse nome, dentre outras informações. Em seguida, a professora deve solicitar que as crianças representem com desenho e escrita, o momento da degustação. 

4° Momento:

O professor deve reproduzir para cada criança, uma cópia da receita que acabaram de preparar e degustar. Depois,  o professor encaminhará, coletivamente, em um quadro ou painel, o registro da receita culinária, seguindo as normas da escrita desse gênero textual. Por fim, o texto coletivo será ilustrado pelas crianças e afixado no mural da sala de aula.  Sugerir que as crianças levem para casa e peçam a seus familiares que preparem e degustem juntos.  

Recursos Complementares

Avaliação
Com esta aula é possível avaliar se as crianças:
  • Indicam pratos da culinária regional
  • Reelaboram oralmente os passos para o preparo de um prato regional
  • Conseguem identificar textos de receitas, por meio da estrutura da escrita desse gênero textual.


 CHEIROS DOS NOSSOS BITOS AL

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